segunda-feira, janeiro 08, 2007

O ser humano é HERBÍVORO

"Este é meu segundo tutorial sobre temas ligados à libertação animal. A mensagem de hoje explica que a forma mais eficaz e correta de explicar os problemas do carnivorismo (alimentar-se de carne) é fazer com que todos entendam o FATO científico de que os SERES HUMANOS são criaturas herbívoras (que se alimentam de plantas).Na minha opinião e na minha prática (centenas de conferências, debates, entrevistas no rádio e milhares de confrontos), esta é a melhor abordagem para afirmar o veganismo.

Lembrem-se, NÃO é porque a maioria dos seres humanos OPTOU por comer carne junto com plantas que o animal humano se torna um ser onívoro. Os animais humanos e não humanos são carnívoros ou herbívoros; NUNCA ambos (onívoros). Tenham isso em mente; muitos cães comem cenouras, bananas e outras frutas e legumes. Será que isso de repente muda sua classificação científica de carnívoro para onívoro ou herbívoro? NÃO, não muda. E quanto ao fato de que muitos leões e tigres escravizados em circos e zoológicos são alimentados com melancias e outras frutas e legumes? Será que isso, de repente, muda a SUA classificação de carnívoros para
onívoros ou herbívoros? NÃO, não muda!


Como indiquei em mensagem anterior intitulada "Até ex-inspetores do Departamento Agrícola dos Estados Unidos se tornam vegans", a maioria das vacas, porcos e galinhas _ que são criados e assassinados em fazendas-fábricas, são alimentados com vacas, porcos e galinhas adoecidos, mortos e moídos. Será que, de repente, isso muda a SUA classificação de herbívoros para carnívoros ou onívoros? NÃO, não muda!

Embora as questões de saúde e a preocupação com o meio ambiente sejam fatores importantes para abandonar uma dieta baseada em carne e abraçar o veganismo, nada silenciará um carnívoro mais depressa do que o FATO científico de que os seres humanos são VEGANS (herbívoros) por natureza.

Os parágrafos a seguir explicam em detalhes o jeito certo de entabular a
discussão "seres...humanos...são...vegans...por...natureza". São as palavras exatas que usei em 67 conferências em salas de aula. As reticências significam pausas, e não omissões.

=====

... Isso pode chocar vocês, mas NÃO deveria surpreendê-los, já que muitas mentiras sobreviveram por longos períodos. O ser humano não é carnívoro. O ser humano é uma criatura herbívora. Vamos comparar o corpo de um ser humano com o de um verdadeiro carnívoro: o leão.

O trato intestinal dos seres humanos tem de 10 a 12 vezes o comprimento do nosso corpo, enquanto o trato intestinal dos leões só tem de 3 a 5 vezes o comprimento de seu corpo. Ele é curto assim para que a carne em decomposição e apodrecimento passe rapidamente pelo seu sistema... e é por isso que os leões não ficam com as artérias entupidas nem com problemas cardíacos nem contraem a maioria dos cânceres.
(Levante uma das mãos) Da última vez que olhei, os seres humanos não
tinham garras. As garras ajudam os carnívoros a agarrar e rasgar a carne de animais mortos.


Quando comparamos nossa vista, nosso olfato e nossa audição com os de um leão e outros verdadeiros carnívoros, não dá nem para chegar perto.
Os dentes humanos são largos e achatados, idênticos aos dentes de uma vaca - não a boca cheia de presas de um leão. Sabiam que todos os herbívoros, vacas, porcos e seres humanos, suam por seus poros para se esfriar, enquanto todos os carnívoros, leões, tigres, hienas e cães, ofegam de língua de fora para se esfriar?


Carnívoros não domesticados não têm animais de estimação e não convivem com outras espécies. Leões, tigres e hienas têm seu próprio território. Mas gazelas, girafas, veados e mais herbívoros vivem em meio a outros herbívoros... em PAZ. Seres humanos também vivem com outros animais... cães, gatos, coelhos, esquilos... infelizmente nem sempre é em paz, embora devesse ser.

Aliás, e esta maluquice de comer carne desde o início dos tempos?

Depende de que tempos, claro, e de qual é a teoria ou sistema de crenças que você segue. Mas vamos aproveitar alguns segundos para examinar as duas mais conhecidas: a evolução e a criação. Para quem acredita na teoria darwinista da evolução, os seres humanos descendem de primatas e, da última vez que verifiquei, os primatas são 99,9999%
herbívoros. Vi que um documentário recente mostrou alguns macacos perseguindo, matando e comendo outros macacos... mas isso não era o ato de carnívoros desejosos de carne... era uma disputa territorial. E o pior jeito, o mais horrível, de terminar uma batalha é não só derrotar seu
inimigo... mas também comer seu inimigo. Algumas tribos humanas que ainda praticam o canibalismo fazem isso pela mesma razão... porque é um insulto. ("Eu o venci... agora vou comer você.")


E se você acredita na criação -- seja pelo judaísmo, pelo protestantismo ou pelo catolicismo -- não é preciso ir além do Jardim do Vegan... quero dizer, Jardim do Éden. O veganismo reinava por lá. Adão e Eva foram os primeiros vegans.

Finalmente, e mais importante: eis outra razão irretorquível para o carnivorismo estar errado. Pense nisso. Cada sociedade justifica que se coma determinados animais porque cada sociedade adquiriu o gosto pela carne deles e aversão pela de outros. Assim, se algum dia todos os seres humanos se sentarem à mesa da irmandade, sentarem-se juntos e em paz durante o jantar de comemoração da unificação... a refeição teria de ser vegan. Por quê?

Bem, [norte, centro e latino-]americanos não comeriam carne de cachorro, gato ou cavalo, ainda que cachorros, gatos e cavalos sejam consumidos em outras partes do mundo.
Muçulmanos e judeus ortodoxos não comeriam carne de porco. Sua religião lhes ensina que porcos são animais impuros que não devem ser comidos. Indianos não consumiriam carne de vaca. As vacas são sagradas para eles. Os budistas e hinduístas não comeriam carne de peru, galinha, ovelha e outros chamados animais de corte porque são vegetarianos ou vegans por crença religiosa... sendo seu primeiro preceito que não se pode causar dano a nenhum ser sensível. Os muitos vegans ateus e jainistas do mundo rejeitariam os outros animais e seus subprodutos -- e só sobraria para comer tofu frito.

Uma refeição vegan seria a única refeição com a qual todos os seres humanos concordariam.
===========
Muitas vezes fiz um desafio direto, simples e sem ambigüidade a caçadores, carnívoros e outros incrédulos durante as conferências, debates e entrevistas no rádio. É assim:

"Se alguém ainda acredita que os seres humanos são carnívoros ou onívoros depois de ouvir estes fatos, então prove-me agora mesmo que você é carnívoro. Vá lá fora, ache um esquilo morto na estrada,traga-o aqui e COMA-O! Agora. Coma-o. Vamos! Prove-me que você é carnívoro. Coma os ossos, o sangue, os olhos, o pelo, as unhas dos pés e o nariz. Coma-o agora mesmo e irei embora e você terá a vida inteira para rir-se de mim e do movimento de libertação animal."

Como você pode imaginar, ninguém jamais aceitou meu desafio. Ninguém. Nunca. Por quê? Porque os seres humanos são herbívoros.

Aliás, não responda a isso dizendo: Hei, Gary, e os ursos? Não são onívoros?

A resposta é um redondo NÃO. Ursos são carnívoros. Só porque OPTAM por comer frutas isso NÃO os torna onívoros. Uma espécie é capaz de COMER e consumir o corpo inteiro de um animal - olhos, nariz, pelo, dedos, dentes e ossos - completamente CRU... ou não é.

Adendo a este artigo

Em caso de ainda existirem alguns incrédulos quanto ao animal humano ser uma criatura completamente herbívora, deixe-me divulgar esta citação do autor Harvey Diamond. É inquestionável, irrefutável e espantosamente concisa.

"Coloque uma criança de dois anos num cercado com um coelhinho e uma maçã.
Se a criança comer o coelho e brincar com a maçã, eu lhe compro
um carro novo."

Da mesma forma, coloque um filhote de tigre de seis semanas numa área
fechada (deixe de fora o bebê de dois anos) com um coelhinho e uma maçã. O que você acha que ele vai fazer? O que você acha que TODOS os carnívoros jovens fazem quando uma presa cruza o seu caminho? Sim, eles preparam o bote, atacam, matam e comem a carne crua e sangrenta.

Não há instinto assassino e carnívoro em seres humanos quando somos
jovens.

Isto porque nascemos herbívoros. Ponto. Não há como retorquir.

Não há como contradizer. Não há como questionar.

Aprendemos a comer carne. Os seres humanos adquirem o gosto pela carne...uma predileção, se você preferir. Os seres humanos são desmamados com carne.

É por isso que todos a comemos. Até Ted Nugent nasceu vegan.

Também tenho certeza de que muita gente já encontrou esta afirmação
ridícula durante discussões: "Mas os seres humanos não estão no topo da cadeia alimentar?"

Em primeiro lugar, como somos herbívoros, como afirmei acima, NÃO, nós não estamos no topo da cadeia alimentar. Os carnívoros é que estão no topo. Só porque criamos armas e truques e armadilhas para capturar e matar NÃO passamos magicamente para o topo. Tire as ferramentas e armas e observe a raça toda tornar-se vegan instantaneamente. Tire o fogo e observe toda a espécie humana adotar uma dieta vegan de alimentos crus.

Inteligência, esperteza, astúcia NÃO são os fatores que determinam quem vai para o topo da cadeia alimentar. O fator decisivo é quem pode matar num confronto de um contra um.
Além disso, o grande tubarão branco está no topo da cadeia alimentar há uns duzentos milhões de anos. E NÃO OS SERES HUMANOS.


E ainda mais: essas criaturas carnívoras - leões, tigres, hienas, cobras, jacarés, crocodilos e piranhas - sempre estiveram à frente dos seres humanos na cadeia alimentar.

Na verdade, num confronto muitos herbívoros seriam capazes de matar seres humanos com a maior simplicidade. Hipopótamos, rinocerontes, elefantes, búfalos, cavalos e girafas, por exemplo.

Assim, de fato, o animal humano sempre esteve em algum lugar no meio da cadeia alimentar. Provavelmente na metade inferior."

Gary Yourofsky

ADAPTT Founder and President
www.adaptt.org

9 comentários:

Anônimo disse...

Sou vegano, mas essa história de que o ser humano é naturalmente herbívoro é balela.

Recomendo um documentário que pode ser bem esclarecedor:
http://www.mininova.org/tor/1028116

Anônimo disse...

1°) O trato gastrointestinal do ser humano NÃO DIGERE CELULOSE. E isso é característica intrínseca e diferenciadora nos animais herbívoros.

2°) Nossa dentição não se parece nem um pouco com a de uma vaca. Temos dentes achatados, assim como temos pequenas presas, assim como temos dentes de corte.

3°) Animais herbívoros têm essencialmente visão lateral (defesa). Animais carnívoros (de caça) têm visão frontal (ataque). O homem tem visão frontal.

4°) O desafio da caça ao esquilo é ridícula. É tão ridícula quanto mandar um vegan comer um galho de árvore.

5°) A suposição de uma criança num cercado com um coelho tem uma conclusão muito simplista e subestima o instinto assassino humano em condições de fome extrema. É óbvio que uma criança, frágil, não é capaz de realizar, de imediato, ataques mortais, mesmo a animais tão pequenos. É óbvio que ela preferirá, diante de pequena fome, o alimento que seja energeticamente mais lucrativo: com a maçã, não será necessário gastar energia. Isso também vale pra um adulto. Mas coloque qualquer ser humano, mesmo criança, diante de um coelho, em situação de fome extrema, para ver o que ele faria. Um ser humano certamente mataria o coelho para sobreviver. Uma vaca não mataria um coelho para comer e terminaria morrendo.

Anônimo disse...

Ah, sim, e... "coitados dos animais, que morrem para saciar nossa fome"?

Coitadas das plantas também! :~(

Anônimo disse...

"É assim porque eu digo que é."
Este blog é um bom exemplo de wishful thinking :D

Anônimo disse...

Não sei se os seres-humanos são herbívoros ou não mas eu optei por ser vegetariana pois gosto muito de animais e acho que eles merecem ser protegidos e amados pelo ser-humano em vez de os tratarmos como se fossem "coisas". Nós também gostamos de ser bem tratados porque acham que os animais não gostam? Já viram o quão horrível é ver estes pobres animais nos matadouros ou no caso dos peixes, serem arrancados do habitat deles por um anzol? :( Imaginem se fossem vocês. Terrível, não? Também eles ficam aterrorizados pois são também seres conscientes como nós. Aliás, todos os seres são conscientes. Pessoas, animais, vegetais, frutos, minerais, água...Tudo é consciente. A Mãe Natureza é altamente consciente e sabe bem o que se passa e quem a trata bem e ou mal.

As plantas e os frutos, os cereais são seres vivos e respondem a estímulos como palavras, música,... porém, não sofrem materialmente como nós e o outros animais, pois não têm nervo central. E outra coisa: para comermos vegetais não precisamos matá-los pois podemos arrancar algumas folhas de uma couve por exemplo e deixar o ser na terra, vivo, com raíz. Os frutos também são arrancados das árvores e não temos que arrancar a árvore, o que seria (e é) errado.

Vocês não gostam ou gostariam de viver em paz? E acham que os outros seres não querem o mesmo? E que tal começarmos a fazer algo pelo bem de todos nós em vez de andarmos neste jogo dos bons e dos maus? Todos nós temos a capacidade de praticar o bem e o mal. Qual dos dois lados preferem? o positivo ou negativo? As pessoas que controlam o mundo estão do lado negativo e não têm (nunca tiveram) bons planos para a Mãe Natureza e para os seus habitantes. E que tal reunirmo-nos todos e começarmos a ajudar a nossa Mãe? E que tal reduzirmos drásticamente a poluição e o aquecimento global? E que tal se começarmos a plantar todo o tipo de árvores e vegetais de todo o tipo? Sim porque não podemos comer dinheiro e a crise anda aí... Não vão nas histórias dos transgénicos pois esses alimentos são modificados geneticamente e não são benéficos como os da agricultura biológica. E digam não á água privatizada. A água é um bem essencial de TODOS e é de borla! Vocês não estão cansados de viver como escravos? E que tal mudarmos o rumo das coisas, ganharmos mais consciência? Porque temos que pagar pela água, luz e comida que a Mãe Natureza nos dá de graça? E é aceitarmos pagar pelo que nos É DADO pela nossa Mãe e que nos é tirado pelos governantes, que passámos a sermos escravos. Estamos a compactuar com o lado errado, o lado negativo! E estamos a prejudicar a nossa Mãe, que nos dá TUDO para Vivermos em abundância! A Terra, não precisa de nós, nós é que precisamos dela e por isso, merece todo o nosso respeito e amor. Por favor, faço-vos um apelo: ganhem consciência! Todo o conhecimento foi-nos roubado pelos governantes do mundo, um conhecimento que é para todos! Andamos "ás cegas" há séculos mas a verdade está a vir á tona! Por favor informem-se, reflictam, ganhem consciência do que se passa e de quem somos. Comecem a fazer algo pelo planeta e todos os seres que nele habitam. O nosso futuro, dos que estão e dos que virão, depende nós. Ajude todos os filhotes a viverem num mundo melhor. E não se esqueçam que boas palavras ecoam por todo o lado e as boas acções trarão mais boas acções. Pesquisem e ganhem consciência. Procurem a vossa verdade, sigam o vosso coração, ele vos dirá que caminho escolher. Nunca temam e digam não á violência. Há maneiras mais inteligentes de vencer o mal sem recorrermos á violência. A violência gera MAIS violência. Por favor reflictam sobre isto. A melhor maneira é estarem em contacto com a Natureza.

P.S. Pesquisem na Internet, reflictam, ganhem consciência e não deixem que ninguém lhes imponha coisa alguma. Pesquisem, analisem e sintam por vocês mesmos. Confiem em vocês e não se esqueçam que TODOS UNIDOS temos grande potencial para mudar o que está mal. :)

Anônimo disse...

Pensamentos e accções positivos são obrigatórios pra mudarmos o mundo :)

amor
amor
amor
amor..................

Jade Nocrato disse...

1°) O trato gastrointestinal do ser humano NÃO DIGERE CELULOSE. E isso é característica intrínseca e diferenciadora nos animais herbívoros.
bem, nosso trato gastrointestinal não digere MAIS. Pra que serve o apêndice cecal? basicamente pra dar apendicite. Mas anteriormente, ele era desenvolvido, sua função era justamente digerir celulose. Quando o ser humano ainda não optava pela ingestão de carne, os vegetais eram facilmente digeridos, e a celulose também, mas quando o homem passou a alimentar-se de carne, ela passou a cair no ceco, e lá ficar, sem ser digerida, ou precariamente digerida, ela apodrecia e com isso causava uma inflamação severa que matava os que se alimentavam e de animais e tinham esse azar. mas ainda assim a carne era e é uma grande fonte de proteínas, e isso atraía o homem. ele continuava a comer. então os que possuíam o 'apêndice' menor sofriam menos com esse problema e podiam passar seus genes à frente. a seleção natural continuou e nossa espécie a alimentar-se de outros animais...hoje, perdemos nossa maravilhosa habilidade de digerir celoluse, como nosso amigo afirmou, nos difere dos outros herbívoros. como o homem é inteligente!

Anônimo disse...

1) Nem o nosso tracto indestinal nem o dos herbívoros digere celulose: nao sao os animais mas sim as bactérias que lá se encontram que o fazem, e nós apenas nao possuimos esse tipo de bactéria no nosso tracto porque elas sao dizimadas pelo tipo de alimentacao omnivora que o homem tem.

2) Os dentes de corte que temos, também os herbívoros os tem, sao os incisivos e servem para cortar folhas, vegetais, etc. Alguns herbivoros tem inclusive caninos que usam como arma de defesa, embora que sejam ridicularmnete subdesenvolvidos (como os nossos).

3) Nem todos os herbívoros possuem visao lateral. Vamos para o caso dos simios por exemplo, que sao maioritariamente herbivoros (frutivoros) e possuem visao frontal, tal como nos.

4) Um vegan nunca comeria um galho de uma árvore, mas uma vaca também nunca o faria, e é herbívora.

5) Se colocar dois touros frente a frente, sob condicao de fome extrema, eles vao acabar por se matar e por comer as visceras um do outro. E nem todo o ser humano seria capaz de matar um animal para se alimentar sob condicao de fome extrema, isso é muito questionavel.

Carlos disse...

MEU DEUS QUANTA BESTEIRA.