terça-feira, janeiro 09, 2007

Conexão entre violência contra animais e contra mulheres




CONEXÃO ENTRE VIOLÊNCIA CONTRA ANIMAIS E VIOLÊNCIA CONTRA PESSOAS. A DOMINAÇÃO DE ANIMAIS E MULHERES PELO HOMEM COMO SE FOSSEM COISAS APROPRIÁVEIS, ASSIM COMO O EMPREGO DE VIOLÊNCIA SISTEMÁTICA CONTRA ANIMAIS E CONTRA MULHERES SOB A ÓTICA DA DOMINAÇÃO TÊM A MESMA BASE RELIGIOSA.



- Albert de Salvo (O Estrangulador de Boston): Assassinou 13 mulheres. Prendia cães e gatos em jaulas para depois atirar flechas neles.

- David R. Davis: Assassinou a esposa para receber o seguro. Matou poneys, jogava garrafas em gatinhos, caçava...

- Edward Kemperer: Matou os avós, a mãe e sete mulheres. Cortou dois gatos em pedacinhos.

- Henry L. Lucas: Matou a mãe, a companheira... Matava animais e fazia sexo com os cadáveres.

- Jack Bassenti: Estuprou e matou três mulheres. Quando sua cadela deu cria enterrou os filhotes vivos.

- Johnny Rieken: Assassino de Christina Nytsch e Ulrike Everts. Matava cães, gatos e outros animais...

- Luke Woodham: Aos 16 anos esfaqueou a mãe e matou duas adolescentes. Incendiou seu próprio cachorro despejando um líquido inflamável na garganta e pondo fogo por fora e por dentro ao mesmo tempo.

- Peter Kurten (O Monstro de Düsseldorf): Matou ou tentou matar mais de 50 homens, mulheres e crianças. Torturava cães e fazia sexo com eles, enquanto os matava.

- Randy Roth: Matou duas esposas e tentou matar a terceira. Passou um esmeril elétrico em um sapo e amarrou um gato ao motor de um carro.

- Richard A. Davis: Assassinou uma criança de doze anos. Incendiava gatos.

- Rolf Diesterweg: O assassino de Kim Kerkowe e Sylke Meyer. Na juventude matava lebres, gatos e outros animais.

- Theodore R. Bundy: Matou 33 mulheres. Presenciava o avô sendo cruel com os animais.




Felinos são geralmente vistos como furtivos ou indiferentes... Pessoas que torturam animais vitimizam gatos muito mais freqüentemente do que cães. E porque há uma associação entre felinos e mulheres, homens que são violentos contra mulheres geralmente abusam de gatos também.

-> Estudos Relacionam Violência a Agressões Contra Animais
http://www.pea.org.br/curiosidades/textos/estudo_01.htm






Violência contra animais e a Violência Doméstica: Qual a ligação?

Qual a relação entre maus tratos e crueldades para com os animais e a violência doméstica? Existe um elo entre eles?

Não é de hoje que pesquisas comprovam a ligação entre a violência doméstica e a violência com os animais de estimação, esta ultima servindo como sinal de alerta para a possível existência da violência com seres humanos mais fragilizados no contexto familiar como no caso de crianças, idosos e até mesmo mulheres. Mas também a crueldade contra os animais está presente como uma característica comum nos registros de estupradores e assassinos em série. O abuso contra animais aparece de forma clara nas histórias de pessoas com comportamento violento (FBI, 1998; Alan Brantley, 1996).

A violência doméstica muitas vezes começa com o abuso ou maus tratos de animais. Dessa forma, cientistas sociais e órgãos de execução penal norte americanos passaram a encarar a crueldade contra animais como um grave problema humano, diretamente relacionado à violência doméstica, abusos contra crianças, idosos e outros crimes violentos, se tornando um meio eficaz de romper o ciclo da violência doméstica de uma geração para a outra (Associação Internacional dos Chefes de Polícia, 2000).

Na Filadélfia, Estados Unidos, uma criança de 4 anos é espancada até a morte em janeiro de 1999. Mas as autoridades de controle de cães e gatos já haviam estado no local meses antes, devido denuncia feita por vizinhos de crueldade com o cão da família. Esse caso, entre centenas de outros, é um exemplo de como os serviços de controle de zoonoses e de controle de populações de cães e gatos e os profissionais médicos veterinários podem auxiliar os órgãos competentes a diagnosticar a violência doméstica (Phil Arkow, 2004).




Em pesquisa realizada por DeViney, Dickert & Lockwood, 1983, abusos contra animais aconteceram em 88% das famílias onde ocorreram casos de abusos físicos contra crianças. Segundo Groves, 2004, 45% a 60% dos lares com violência doméstica apresentam maior risco de abuso contra crianças.

Tanto as crianças como os animais são vítimas silenciosas da violência doméstica, muitas vezes vítimas invisíveis. Como o abuso contra o animal é um indicador de um lar caótico onde a segurança das crianças está em risco, tal abuso deve ser percebido e documentado, da mesma forma que um problema de bem-estar humano, e ser redefinido, também, como violência doméstica. Por sua vez, a comunidade deve ser treinada para reconhecer e denunciar todas as formas dessa violência.

Por fim, a crueldade contra os animais não deve ser ignorada, mas encarada como a manifestação da agressividade latente, pois pode mostrar sinais de um comportamento futuro violento contra humanos.

“Quando animais sofrem abusos, as pessoas estão em perigo. Quando as pessoas sobrem abusos, os animais estão em perigo”.
Associação Internacional dos Chefes de Polícia, 2000.

..................................................................

(Texto escrito com as informações passadas durante a apresentação de Phil Arkow durante o Simpósio de Policiais em 2004 em São Paulo.)

• Alan Brantley, Agente Especial do FBI, Unidade de Ciências do Comportamento, 1996
• Arnold Arluke & Carter Luke, Northeastern University & Massachusetts SPCA, 1997
• “Animals Relations in Childhood and Later Violent Behaviour Against Humans”
• K-G Schiff & D.A. Louw, Dept. of Psychology, University of the Orange Free State & Frank R. Ascione, Psychology Dept., Utah State University
• Betsy McAlister Groves, Child Witness to Violence Project, Boston MA , 2004




Pra mim é bem óbvio...a inclusão de carne em nossa dieta significa a brutalização humana de alguém, que teve que fazer o serviço por nós, nessa lógica de divisão social do trabalho que aliena os sujeitos de toda etapa da produção.

Acontece emfim que chega a nossa mesa o "produto", em um aspecto "asseptico" como bem colocou minha amiga Lavínia, e a consciência de todas etapas de produção que trouxeram "aquilo" à nossa mesa é algo cuidadosamente mantido à distância de nós mesmos.

Mas alguém teve que degradar sua sensibilidade humana.

Só é possível comer carne graças a essa higienização ideológica da matança pseudo-carnívora. Mas isso não nos mantém menos culpados não... Isso não apaga a contradição de quem se diz humanista, mas come carne. Comendo carne, perde os argumentos. Comendo carne, já denuncia que é um hipócrita. Comendo carne, se rebaixa, se admite falível. Marxistas pregam a revolução comendo carne com você num restaurante universitário, vêem as mulheres ou os animais como secundários, os animais são um capital para favorecer o proletariado humano. As mulheres, massa de manobra cujas conquistas serão o que vir de lucro da revolução que ajudarão, enganadas, a construir. Estão lá as sementes da falência de seu sistema proposto, pois não estão revolucionando a seus conceitos de fato. Os germes da opressão estão ali, e tomarão facilmente o lugar do antigo carrasco.

Não estamos matando os animais, mas isso não nos brutaliza menos. Aliás, pra quem executa esse serviço há a possibilidade do salto crítico proporcionado pela explicidade da contradição. Já conheci pessoas que trabalharam em lugares em que presenciavam essas cenas e tb com quem efetivamente trabalhou (pessoas do povo, obviamente).

Vou até contar do jardineiro que trabalha no meu bairro, trabalhou por três dias em um abatedouro. PEDIU A CONTA. Mesmo precisando muito, tendo família grande e poucos recursos. Disse que não aguentava, preferia ficar sem o emprego.




Às pessoas menos privilegiadas são reservados trabalhos que brutalizam sua humanidade, mas a resistência aí se mostra. Não importa quão distante está a consciencia do burguês com o prato sanguinário em sua mesa, ele não escapa. Está se brutalizando. Está sendo vitimado pela ignorância. Está legitimando a contínua insensibilização de nossos tempos.

Por isso eu iria mais longe: a violência de toda sociedade está conectada com esses "pequenos" gestos. Expusemos aqui os graus mais insanos, mas que isso sirva de espelho. Em menor grau há um assassino, há um pervertido dentro de nós. E em nossa vida diária seguimos com as atitudes que matam coisas significativas da existência humana.

Por isso a violência contra a mulher está conectada com a violência aos animais. Se ainda se come carne, nada mais conveniente...come-se carne, legitima-se a insensibilidade e covardia: é de nossa natureza. Também é de nossa natureza sermos cruéis com o próximo. Então, é fatal que seres humanos, mulheres, negros, gay, nada mais lógico, que paguem pela vida na barbárie "humana" também.

Nenhum comentário: