
Não é de agora que muitos movimentos vegetarianos vem empreendendo uma verdadeira ‘caça às bruxas’ às mulheres. Ainda é objeto de estudo e intriga a prevalecente misoginia e perseguição dos temas de suas intervenções e eleições retóricas. Algumas organizações já conhecidas e denunciadas são o PETA, que como bem expressou a ativista norte-americana Nikki Craft, uma das pioneiras na denúncia,
‘Apenas mulheres são tratadas como carne’. Na organização referida,
mulheres são bem vindas contanto que tirem a roupa para promover a sigla que fatura bilhões com a causa apelativa dos bichinhos. Mulheres também são publicizadas em suas campanhas sendo
espancadas portando casacos de pele. O cenário que mostram dá a entender que mulheres e sua ‘odiosa futilidade natural’ são o sustentáculo maior da opressão sobre animais nos planetas. Claro que a indústria da moda e do couro são esquecidas nessas horas: seria demais pôr o Capitalismo mundial e sua verdadeira chefia (Patriarcado e classe de homens em suas formas atuais) abaixo: são preteríveis as causas mais distrativas e populares – como o ódio a mulher, que tanto solidariza pessoas ao redor do mundo.
Não bastando, no Brasil, no último 8 de março em São Paulo, junto aos partidos políticos, homens veganos invadem a manifestação de mulheres distribuindo panfletos de causa animal, sendo esta data uma das únicas onde mulheres podem ter alguma visibilidade para suas próprias causas.
9 comentários:
Parabéns pelo blog,
Vira e mexe leio coisas por aqui que me fazem pensar. Creio que o movimento está gatinhando e vocês tem ótimas colocações para ele. Continuem com o trabalho!
O Peta contribuiu muito para a disseminação de algumas verdades sobre o consumo de carne e a forma com que tratamos os animais. Mas, por outro lado, tem contribuído vergonhosamente com a forma machista de enxergar as mulheres como objetos decorativos e fúteis, fatores que tornam a mulher uma escrava da beleza, etc. Fatores dos quais a mulher moderna tenta se libertar.
Então, ao mesmo tempo que tenta libertar um segmento, apóia e omite a repressão de outro.
AO contrário do que popularmente se têm aceitado, a libertação da mulher não está no fato de poder sair nua em peças publicitárias, ou no carnaval. Mas no fato de não precisar mais ser um objeto sexual, uma decoração, ou unicamente uma forma de agradar aos homens. Está no fato de não ter mais que se escravizar por isso, seguir um padrão, ser bonita para arrumar um emprego. E se sentir mal por estar um pouco acima do peso. Isso sim seria a libertação feminina.
Parabéns pelo Blog, já favoritei !
bjos, Pop !
Credo! Este video do PEta é horrivel. Senti nojo e raiva assassina ao ver este video. Indepentente de ser armação ou real é horrivel de qualque forma. Estou entrando para o mundo vegano e até onde eu vejo e entendo o Veganismno não é nem deve ser retratado com violência. Muito pelo contrário. Quando nos decidimos por sermos vega este é um ato de amor a humanidade. Como se pode amar espancando pessoas. Vou pesquisar sobre este PETA. Achei muito interessante este blog. Gostaria de ver o texto inteiro pois a foto ficou com algumas partes cortadas. Pode me mandar por e-mail?! Desde já agradeço e lhe parabelizo pelo seu trabalho. (garotarevolucionaria@hotmail.com) ou revistativo@gmail.com)
Olá a todos, primeiramente eu gostaria de dar os parabéns ao blog, que possui matérias muito interessantes. Eu fiquei sabendo ainda hoje mesmo sobre o site através do meu irmão, estudante da UFC, como ainda estou no terceiro ano do colegial. Como vegetariana eu fiquei muito interessada no ponto de vista do site ao associar o vegetarianismo com o feminismo. De fato podemos tirar dai muitas semelhanças ideológicas. Em meu ponto de vista, creio que uma sociedade só pode assim se dizer, caso TODOS sejam iguais em direito. Homens iguais a mulheres iguais a outros animais. A natureza dos Yahoos as vezes me fascina de tão sobrenatural. Será realmente esse bicho sem jeito?
parabéns pelo blog!! continuem postando, os textos são muito bons.
Oi! Gostei da propósta do blog. Aó sinto falta de uma atualizaçãozinha! Bem...Olha só quem fala né...(Demoro anos pra atualizar o meu...)Mas é um blog muito interessante que ahco que pode não só ajudar as feministas leigas de plantão como também vegan e veggies que estejam começando nessa. Eu por exemplo...
foi a coisa mais linda que li em meses!
Pois bem... muito tempo se passou desde entäo... hoje eu acabei de responder uma pessoa que veio conversar com a Vegan Staff.com sobre esse episódio. Realmente lamentável essa interpretação que vcs tiveram sobre o texto.
De fato, ficou claro a critica pessoal e não ao movimento que acontece em si.
Se alguma crítica é pessoal, ela deveria ter sido levada diretamente ao responsável e não à organização...
Mas enfim, creio que nessa nova fase da Vegan Staff.com possamos reviver essa fase e o motivo de tanto repudio a ponto de vcs chamarem de OPORTUNISMO uma movimentação em nome da Vegan Staff.com
O texto, particularmente que vcs escreveram é que foi opotunista, pois vinculou uma açao nossa à uma organizaçao que PUBLICAMENTE SOMOS CONTRA, a PETA!
É triste e deprimente ver até que ponto posicionamentos pessoais se misturam com coisas muito piores!
No mais... temos os nossos meios também de discutir isso publicamente, mas desde já deixamos um contato para que vcs possam se comunicar diretamente com as pessoas que produziram o texto criticado e tido por vcs como OPORTUNISTA:
feminismo@veganstaff.com
Thanks :)
--
http://www.miriadafilms.ru/ купить кино
для сайта feminismoevegetarianismo.blogspot.com
Postar um comentário